quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amigos do Xadrez



No diagrama acima estamos mostrando uma posição de final de partida disputada entre Clara Cristiane x Ramyres Coelho, no último jogo pelos Jogos Escolares Regionais 2011, ocorrido no dia 09/08, onde foi definida a vaga para a fase final em Recife.
Na minha visão periférica vejo uma partida igual. Os bispos que geralmente são coadjuvantes definem o embate.
Do lado das brancas os bispos têm funções duplas de atacarem e defenderem galhardamente o seu monarca. Os bispos das pretas estão mais soltos e com perspectivas de se fixarem em postos de apoios estratégicos.
Em minha opinião, o grande problema das brancas é o incômodo peão de f3 que limita a ação do rei, privando-o de se auto-defender, pois o peão de f2 das brancas necessita de defesa, além de escravizar a torre que precisa jogar.   
As pretas têm o lance a seu favor, sofre o ataque do seu peão de e6, e tendo que reagir imediatamente joga Bg5, num lance preciso onde atacou a dama.
As brancas então colocaram sua dama de forma equivocada em c4, onde permitiu o ataque do bispo em d5 que defendeu o peão de e6 e ganhou a iniciativa.   A dama contra atacou em a4 mirando o peão de a7 e ao mesmo tempo defendendo seu peão de a2 atacado em Raio X  pelo bispo de d5. As Pretas se defenderam com De7.        
Veio o  lance Tg1 das brancas na tentativa de salvar o rei. A torre poderia ter capturado em d5.  Após o lance Dc5, que atacou o peão indefeso de f2, praticamente aconteceu o desfecho da partida.
Abaixo segue todos os lances deste final, o qual  considerei de alto nível, brindando a todos que assistiram naquele momento.
1...Bg5 2.Dc4 Bd5 3.Da4 Qe7 4.Td1 Tg8 5.Rh2 Bh4 6.Tg1 Bxg3+ 7.Txg3 Dc5 8.h4 Dxf2+ 9.Rh3 Df1+ 10.Rh2 f2 11.Bf3 Dg1+ 12.Txg1 fxg1D+ 13.Rh3 Dg3 ++

Nenhum comentário:

Postar um comentário