terça-feira, 26 de julho de 2011

Somos FIDE também!!!

                                Emídio X Matheus. Ao lado jogam Hebert e Álvaro. (por Cristiano) 
Estamos chegando do Aberto do Brasil Centenário de Juazeiro do Norte –CE. O campeão foi Leone Moreno (CE) e o Vice-Campeão foi Fábio Pires de Petrolina-PE. A delegação de Petrolina foi bem representada.  
Estamos trazendo resultados que a nossa expectativa criou e no final da competição conseguimos o nosso rating FIDE, cuja lista de confirmação será divulgada no mês de Setembro.
É uma realização pessoal nossa, onde buscamos e conseguimos com merecimento, pois enfrentamos jogadores ranqueados e pontuamos em quatro jogos de cinco contra esses competidores. No final ficamos com a honrosa classificação de 15º lugar.
Destacamos os empates contra Ramyres Coelho(1789) e Antonio Inácio (2044). No confronto com Ramyres, estivemos um pouco melhor na abertura, mas cometemos alguns erros e fomos para um final desfavorável, e, depois de uma batalha intensa, veio o empate heróico.
O empate contra Inácio aconteceu depois de um equilíbrio nas três fases da partida. Ficamos felizes com os elogios do Cearense quanto a acirrada disputa, principalmente no seu final, o qual achou de alto nível.
Depois colocaremos comentários mais precisos não só destas partidas mais das outras que consideramos muito boas.
Um fato inusitado que chamou atenção de todos os presentes aconteceu na partida contra Matheus Cavalcante (2149) de Fortaleza-Ce. Simplesmente levamos um mate celular... O terceiro da nossa carreira enxadrística. - É pra rirem mesmo... Doravante comentaremos sobre esse assunto pitoresco.            
Tivemos o prazer de reencontrar os amigos, os quais são figuras carimbadas no universo do xadrez nordestino, a saber: Eugênio Seve (Recife-PE), Ary Born (do Rio Grande do Sul, radicado em Porto de Galinhas e Juazeiro do Norte), Orlando Ribeiro, Edmar Monte, Fernando Lessa, e Janete Alcântara (do Ceará). Os amigos Hebert e Kalloca, respectivamente de Senhor do Bonfim-BA e Afogados da Ingazeira-PE.
Acumulamos novos amigos: O alegre casal Boualit, Michael e Teresa, ele das Guianas Francesas e ela Equatoriana. O simpático casal Remir e Lucia de Afogados da Ingazeira. Luiz Carlos de Crato-Ce, que às vezes nos enfrentamos no Site buho21.com. Antônio Inácio, Matheus Cavalcante, Antonio Stenio do Ceará, José Carlos do Rio de Janeiro, e o enxadrista violeiro Agamenon Viana de Russas-Ce.
Compramos o seu CD, já ouvimos e comprovamos tratar-se realmente de um talento dedilhando a viola, além das suas vastas e bonitas poesias cancioneiras.
Faço um agradecimento de público ao amigo Cristiano juntamente com seus filhos e alunos Álvaro e Clara que nos proporcionou essa viagem. Talvez pelas nossas atuais condições financeiras não participássemos desta grandiosa festa enxadrística.           
Apesar de 40 (quarenta) anos de xadrez achamos que ainda não sabemos de muita coisa desse enigmático jogo, mas a  nossa certeza é que não somos fracos pois a nossa humildade eleva o nosso espírito que compreende os ignorantes espirituais.
Esses sim são os verdadeiros fracos, pois só sabem absorver as vitórias e quando se encontram derrotados acham nas justificativas até dos empates, uma forma de desfazer da performance do adversário, se esquecendo que é um fraco de espírito, necessitando reaprender nos seus resultados adversos, a reconhecer que ainda precisa aprender muito da arte de CAÍSSA.        
Obrigado a todos os amigos que me acham forte de espírito, pois ser forte no xadrez não se resume somente em ganhar uma partida, ou até mesmo empatar, mas saber reconhecer nos jogadores que a sua ignorância rotula como fracos, que eles precisam da sua ajuda.
Por um instante, lembre-se que ninguém nasceu sabendo, e que talvez,  você tenha dependido de um “fraco” para começar a engatinhar nesse jogo fascinante que é o XADREZ.  
Um abraço a todos.

Veja detalhes do Aberto: 

Um comentário:

  1. TORNEIO MUITO IMPORTANTE QUE MARCA A VOLTA DOS GRANDE ENXADRISTA DE PETROLINA,RENASCIDO PARA VENCER,PARABENS PROFESSOR E AMIGO EMIDIO SANTANA,FEZ BONITO NO JUAZEIRO-CE,MOSTRANDO QUE COM UMILDADE SE CHEGA LONGE,TENHO CERTEZA QUE APARTI DE AGORA O XADREZ DO EMIDIO VAI EVOLUIR MAIS DE 99%. UM GRANDE ABRAÇO

    FRATERNALMENTE AGNALDO MELO

    ResponderExcluir