terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ENTREVISTA COM ÁLVARO CRISTIANO, “O MESTRINHO DO SERTÃO”.




           FOTO SUA JOGANDO CONTRA O ARGENTINO JULIAN DI ROCCO NO ULTIMO MUNDIAL DISPUTADO EM CALDAS NOVAS-GO, EM NOVEMBRO DE 2011. 
    
Ele está com 7 anos , é Filho de Petrolina-Pernambuco, estuda no 2º ano do ensino fundamental e quer ser um astronauta.
É uma criança normal que brinca de bola e torce pelo Fluminense. Treina diariamente para um dia chegar a ser um Grande Mestre no xadrez. 
Foi campeão Brasileiro Escolar do 1ºano, em 2008 com apenas 5 anos de idade. Repetindo o feito em 2009. Bicampeão Brasileiro Sub8 2008/2009. É o mais jovem campeão de todos os tempos em sua categoria.
É detentor dos títulos de Tri campeão Brasileiro (2 Escolar e Sub8), com um feito inédito.
Na escola é nota 10 em todas as matérias, sendo portando idolatrado pelos colegas que o chama de “Mestrinho”.

1- O que é o xadrez para você?

É um jogo que testa a nossa inteligência.  

2- Fale de suas conquistas no xadrez.

Campeão Brasileiro Escolar em 2008, do 1º ano em Poços de Caldas-MG e Campeão da Copa Norte/Nordeste Escolar no 1º ano, com 5 anos, Maceió- AL.
Bi-campeão Brasileiro Escolar 2009, do 2º ano, em Araxá-MG.
Campeão Pernambucano na categoria sub 8, com 6 anos.
Campeão Pernambucano Escolar do 2ºano, em 2009.
Campeão Petrolinense 2008 Sub 8, com 6 anos.
7ºcolocado no Panamericano de Mar Del Plata na Argentina, 2009.
  

3- Como você absorve o assédio na escola e em sua cidade?

É bom ser reconhecido e admirado.

4- Você se acha inteligente ao ponto de se sentir o melhor da sua turma?

Sim!

5- Quantas horas você treina por dia?
2 horas por dia.

6- Como consegue conciliar a escola juntamente com as competições quando viaja pelo Brasil e exterior?

Estudando ainda mais e atualizando as provas e tarefas perdidas quando do retorno das viagens.
7- O que você faz quando não está jogando xadrez?

Jogo bola e brinco de cartas, assisto o futebol pela TV, principalmente do meu time o Fluminense e estudo bastante para obter boas notas.  

8- O que você quer ser no futuro?

Um Astronauta.

9- Qual o seu objetivo como enxadrista?  

Ser campeão Panamericano, Mundial e ser um Grande Mestre.

10– De quem foi o seu primeiro incentivo para jogar xadrez?

Do meu Pai.

11- Você tem algum conselho para as crianças que querem iniciar no xadrez?

Procurar se dedicar e treinar muito para chegar à perfeição desse jogo que tem muitas estratégias.

12- Qual o enxadrista que você mais admira? 

Tenho um livro com partidas de Anatoli karpov. A maneira como ele luta por uma vitória nos mínimos detalhes é impressionante. Para mim ele é um dos melhores de todos os tempos.

13– Tem algum agradecimento a fazer diante do seu sucesso?
     
Agradeço primeiramente a Deus pelo meu talento, a meu pai, o meu maior incentivador, a minha irmã Clara, minha fonte de inspiração, a todas as pessoas que colaboram nos torneios, ao meu técnico Emídio e ao meu Colégio Geo.

OBSERVAÇÃO: REEDIÇÃO DA ENTREVISTA CONCEDIDA EM DEZEMBRO DE 2009 (CLUBE DE XADREZ ON LINE.

ENTREVISTADOR: EMÍDIO JOSÉ ALVES DE SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário