sábado, 31 de dezembro de 2011

Xadrez faz parte da minha vida.

A cada ano que passa o xadrez me emociona e faz com que a minha responsabilidade aumente para que o nosso exemplo seja seguido para as futuras gerações. Durante esses anos cuidamos dessas crianças e adolescentes que se miram no nosso exemplo, e, depois vemos as mesmas seguirem seus destinos para galgar os seus próprios sonhos.
Nesses 16 anos de Xadrez Escolar escutei vários depoimentos de pais e de alunos dizendo da transformação das suas vidas com a presença do xadrez. Desde a melhora do comportamento dentro de sala e em casa como também no rendimento escolar. 
Acho que contribui junto com xadrez para formação do caráter dos meus alunos, e, quanto ao conhecimento técnico que eles adquiriram, foram frutos das suas capacidades intelectuais e dos seus talentos naturais. 
A nossa orientação é puramente pedagógica, e de uma forma paternalista a gente toma como adoção e por isso fica fácil passar o nosso humilde conhecimento técnico enxadrístico
Tenho notícias dos destinos profissionais de cada um e fico com a alegria no coração em saber que todos estão bem direcionados na vida.
É muito gratificante ser reconhecido pela sua dedicação no trabalho. Quando encontramos com algum deles em algum local, fazem questão de nos cumprimentar e aí recebemos elogios rasgados em forma de agradecimentos.
São simplesmente: advogados, médicos, bancários, engenheiros, professores  e etc. Alguns estão cursando em áreas especificas e outros já estão trabalhando emn empregos federais, estaduais e municipais com sucesso.
Pasmem! amigos do xadrez. José Carlos (Auxiliadora) que está na foto abaixo,
passou em sete vestibulares de Medicina em 2010. Depois de avaliar as opções ele preferiu cursar na UNIVASF.
Estou juntando a essa postagem, dois depoimentos de 2007 que resolvi mostrar para vocês, de alunos do Colégio Maria Auxiliadora, os quais foram destaques no xadrez e hoje estão estudando Advocacia. É o caso de Marcelo Pergentino que cursa na Faculdade Baiana de Direito e de Samanda Passos, na Uneb.
Agradeço em primeiro lugar a Deus por me dar sabedoria para ser um professor de xadrez com muita honra e a todos que me apoiam na condução do meu trabalho.

Por favor vejam os depoimentos abaixo: 

   

Marcelo é o primeiro da esquerda para direita. Depois vem Alan, Igor e José Carlos (o ultimo). 


Como o Xadrez entrou na minha Vida

     Na época eu tinha 10 anos, era natal, e eu havia ganhado um tabuleiro de xadrez. Fiquei com raiva e questionei muito o fato de ter ganhado o presente, que para mim não parecia tão interessante. Então pensei: já tenho o jogo, agora preciso aprender a jogar. Descobri que no colégio havia aula de xadrez, e resolvi participar das aulas.
Comecei a praticar, e logo, o meu apetite pelo xadrez foi crescendo rapidamente, ficava cada vez mais interessado pelo esporte. Comecei a participar de campeonatos e a ler livros sobre o jogo, o que aprimorou meus conhecimentos e meus fundamentos sobre o jogo. Com um ano praticando, ganhei em lº lugar os Jogos Escolares de Petrolina , no ano de 2003.
Na escola não foi diferente, o xadrez melhorou o meu raciocínio lógico e me ajudou a ter uma nova visão do mundo. Pude conhecer gente nova e fazer amigos. Recebi um grande apoio do professor Emídio, que como “treinador”, acreditou no meu potencial e me treinou para ser um campeão. Com o passar do tempo fui descobrindo que o xadrez não é só um esporte, mas sim, um estilo de vida.
Com cinco anos praticando xadrez, já coleciono inúmeros troféus, dentre eles: Campeão dos Jogos Escolares de Petrolina do ano de 2003, 2004 e 2005. 3º lugar dos Jogos Escolares de Petrolina do ano de 2006. Campeão dos Salesianos do Nordeste (NORDESTÃO) do ano de 2005 e 2007. 3º lugar dos Jogos Salesianos do Nordeste do ano de 2006. Campeão do Open CPX 2005, na categoria Sub-14. Campeão da 2ª Copa São Francisco Country Clube de Xadrez.  Campeão do Aberto de Xadrez do Sertão de Pernambuco (etapa Pernambuco). Campeão do III Torneio de Xadrez River Shopping.
Para alguém que não se identificava com o esporte, e o caracterizava como esporte de “nerds”, acabei me saindo muito bem, é por esse, e por outros motivos aqui não citados, que eu só tenho a agradecer ao xadrez e ao meu professor Emídio Santana.   


13 de Setembro de 2007.

MARCELO CARVALHO PERGENTINO





Xadrez faz parte da minha Vida

Sou Samanda Passos, comecei a jogar xadrez com 11 anos de idade sendo meu técnico e Professor Emídio Santana.
 Antes não dava muita atenção pro Xadrez, mas com o tempo percebi que esse esporte pode mudar em alguns pontos da minha vida, principalmente porque esse jogo trabalha com atenção, a imaginação e a matemática (o enxadrista é calculista, alem de calcular suas jogadas ele calcula as possíveis do seu adversário).
Alem do que, esse esporte faz com que você vá adquirindo habilidades mentais, como tomar decisões no momento certo; e também criando pensamentos através de hipóteses, assim ajudando a pensar em conseqüências de seus atos, na própria vida e também no jogo.
Falando um pouco das minhas conquistas no xadrez, participei de campeonatos regionais em que conquistei alguns títulos e que em outros não pude conquistar. O mais recente foi o Jogos Escolares Pernambucano em que fui campeã e com essa conquista fui participar dos Jogos Escolares Brasileiro em Poços de Caldas, em que minha colocação foi 10ª, razoável.
            Espero que os anos que virão sejam de conquistas e aprendizados para melhorar meu ser.
          
Em Novembro de 2007

SAMANDA PASSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário