quarta-feira, 28 de novembro de 2012

OLIMPÍADAS ESCOLARES 2012



Estaremos seguindo nesta quinta-feira dia 29/11 para Cuiabá-MT, em busca de medalhas.
Estamos confiantes numa grande apresentação por parte dos nossos enxadristas José Carlos e Clara Cristiane. Com certeza eles representarão Petrolina, Limoeiro e Pernambuco muito bem.
Queremos agradecer as manifestações de apoio através dos seus Blogs, em relação à escolha do nosso nome para o comando Técnico da Delegação Pernambucana de Xadrez, em particular a Agnaldo, Romero e Valdinei.  
Informaremos através do nosso BLOG, todo  o desenrolar da competição, a qual terá início na sexta-feira dia 30/11 às 9hs.
Aguardem Notícias!

Regulamento Específico de Xadrez

1. A Competição de Xadrez será realizada de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), adotadas pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), salvo o estabelecido neste Regulamento.

2. A Unidade da Federação poderá inscrever 01 (um) técnico para ambos os gêneros e 01 (um) aluno-atleta em cada gênero.

3. O aluno-atleta deverá comparecer ao local de competição com antecedência e devidamente uniformizado. Para ter condição de participação, antes do início de cada rodada, deverá apresentar sua credencial à equipe de arbitragem.

3.1. Os alunos-atletas deverão estar uniformizados com camisa/camiseta, bermuda/calça, meia e tênis ou sapato. Não serão permitidas participações de chinelo ou sandália.

3.2. Os alunos-atletas que apresentarem-se fora dos padrões de uniformes estabelecidos no item 3 deste regulamento e no Regulamento Geral (Art.

67), não serão impedidos de competir no seu 1º dia de participação e terão relatório encaminhado à Comissão Disciplinar. A partir do seu 2º dia de participação, os alunos-atletas que não adequarem seus uniformes ao exigido por este regulamento serão impedidos de participar.

3.3. Não serão permitidas inserções da logomarca das Olimpíadas Escolares nos uniformes esportivos (agasalhos, camisas, camisetas, macaquinhos, calções, shorts, bermudas, sungas, toucas, judoguis, doboks, maiôs, collants), uniformes formais e informais, e acessórios (bonés, meias, óculos, toalhas, mochilas, squezzes, e outros).

3.4. Obrigatoriamente deverão constar nos uniformes de competições (camisas e camisetas) o nome da instituição de ensino, cidade e sigla do Estado.

4. Contagem dos pontos:

4.1. Vitória: 1,0 (um) ponto.

4.2. Empate: 0,5 (meio) ponto.

4.3. Derrota: 0 (zero) ponto.

5. Permanece vigente a regra que determina “peça tocada é peça jogada”.

6. O jogador deve acionar o relógio com a mesma mão que moveu a peça.

6.1. É proibido acionar o relógio usando peça ou peão capturado.

6.2. É proibido manter a mão sobre o pino do relógio, bater com força, segurar ou derrubá-lo.

7. A seta é considerada caída quando o árbitro acusar ou for feita uma reclamação por parte de um dos jogadores envolvidos na partida.

8. Se as duas setas estiverem caídas e for impossível determinar qual delas caiu anteriormente, considera-se que a partida terminou empatada.

9. É expressamente proibido trazer celulares ou outros meios de comunicação no salão de jogos. Se o celular de um jogador emitir qualquer sinal ou som ou receber qualquer mensagem durante alguma partida, este jogador será declarado perdedor da partida.

10. Serão realizados 02 (dois) torneios na competição:

10.1. Torneio Convencional ou Pensado

10.1.1. O tempo de jogo será de 61 (sessenta e um) minutos para cada jogador.

10.1.2. Este torneio será jogado pelo sistema SUÍÇO de emparceiramento em 05 (cinco) rodadas, nos gêneros feminino e masculino.

10.1.3. Os jogadores deverão anotar em algébrico na planilha prescrita para a competição os seus próprios lances e os lances do adversário de maneira legível.

10.2. Torneio Relâmpago ou Blitz:

10.2.1. O tempo de jogo será de 05 (cinco) minutos para cada jogador.

10.2.2. Este torneio será jogado pelo sistema SUÍÇO de emparceiramento em 07 (sete) rodadas, e será misto (alunos-atletas e alunas-atletas jogando uma mesma competição).

11. Para os 02 (dois) torneios serão adotados, pela ordem, os seguintes critérios de desempate:

11.1. Confronto direto.

11.2. Maior número de vitórias.

11.3. Maior número de partidas com as peças pretas.

11.4. Buchholz mediano.

11.5. Buchholz total.

11.6. Sorteio.

12. O programa da competição de Xadrez será:

1º Dia: 30 de novembro

09h00 – 1ª Rodada Convencional ou Pensado

15h00 – 2ª Rodada Convencional ou Pensado

2º Dia: 01 de dezembro

09h00 – 3ª Rodada Convencional ou Pensado

15h00 – 4ª Rodada Convencional ou Pensado

3º Dia: 02 de dezembro

09h00 – 5ª Rodada Convencional ou Pensado

15h00 – 1ª Rodada Relâmpago ou Blitz

15h15 – 2ª Rodada Relâmpago ou Blitz

15h30 – 3ª Rodada Relâmpago ou Blitz

15h45 – 4ª Rodada Relâmpago ou Blitz

16h00 – 5ª Rodada Relâmpago ou Blitz

16h15 – 6ª Rodada Relâmpago ou Blitz

16h30 – 7ª Rodada Relâmpago ou Blitz

13. O Comitê Organizador oferecerá os materiais abaixo relacionados para a competição, devendo cada aluno-atleta levar sua caneta para anotação da partida.

13.1. Tabuleiros.

13.2. Jogo de peças padrão oficial.

13.3. Relógio de xadrez.

14. A Reunião Técnica da modalidade com os representantes das equipes participantes tratará exclusivamente de assuntos ligados à competição, tais como: normas gerais, ratificação de inscrições, além de outros assuntos correlatos.

15. Toda e qualquer solicitação de substituição de atletas inscritos na competição, deverá obedecer aos Artigos 32 e 33 do Regulamento Geral.

16. O jogador deve estar sentado na mesa para o inicio da partida na hora do inicio da competição pelo relógio oficial da competição. A tolerância será zero para um jogador atrasado e ele perderá o ponto. Segue a recomendação da Federação Internacional para estes casos.

17. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral da Modalidade, com a anuência da Gerência de Competição, não podendo essas resoluções contrariar as regras oficiais e o Regulamento Geral.

Fonte: Site Clube de Xadrez

Nenhum comentário:

Postar um comentário