terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Entrevista com o Professor Júlio Lapertosa



                 Eu e o Professor Júlio em Cuiabá -MT (Olimpíadas Escolares 2012)


ENTREVISTA CONCEDIDA PELO PROFESSOR JÚLIO LAPERTOSA


ENTREVISTADOR: EMÍDIO SANTANA – PROFESSOR DE XADREZ

EM PETROLINA –PE.

Conhecemos o professor Júlio Lapertosa em Cuiabá-MT, por ocasião das Olimpíadas Escolares 2012, quando atuou como técnico da campeoníssima equipe de Minas Gerais.
Foi uma satisfação imensa manter contato com esse Ícone do Xadrez Nacional, o qual revelou através dos seus gestos de gentileza no tratamento com as pessoas, ser de uma humildade extrema.
O professor que também é Psicólogo, vai ocupar o cargo de Vice Presidente de Projetos Educacionais na nova Diretoria da CBX.
O mesmo possui um vasto currículo de vitórias dentro do xadrez. Como jogador, detém o título de Campeão Brasileiro Amador, conquistado em 2003. Na condição de Árbitro Nacional dirigiu várias competições importantes. Como escritor, é autor dos livros, Combinações, Estratégia e ABC das Aberturas em parceira com GM Darcy Lima.
O conceituado professor é Instrutor da FIDE. É proprietário da Escola de treinamentos “Casa do Xadrez” em Belo Horizonte, onde produz e aperfeiçoa vários talentos para o mundo do xadrez, figurando entre eles, os novos Campeões das Olimpíadas Escolares 2012, o MF Artur Chiari e a WCM Fernanda Rodrigues.
Ele foi treinador do MI Roberto Molina, além de outros grandes nomes nacionais que passaram pelos seus mágicos ensinamentos.


1) Quando aprendeu a jogar xadrez?

Aprendi em 1974, e logo me apaixonei pelo jogo incentivado pelo Dr.Samuel Barros um médico amigo do meu pai. Sabia os movimentos das peças e regras, o básico que meu pai me ensinou, mas ele me mostrou a beleza do Xadrez analisando partidas dos Mestres antigos.

2) Na sua concepção o que é xadrez?

A medida que vou ficando mais experiente (isso é mais bonito que velho), vou mudando minha forma de ver o Xadrez. No princípio via como competição, depois como um desafio, e anos passando, concepções mudando, arte, ciência, cultura, hobbie, esporte, ferramenta pedagógica, ludoterapia. É difícil definir o jogo de Xadrez. Fico maravilhado quando pessoas viajam a outros países para jogar Xadrez. No meu primeiro Mundial da Juventude, em um hotel lotado na Turquia com umas 3.000 pessoas,entre jogadores técnicos, pais, parentes. Lembro olhando de cima o salão, maravilhado pensando... Que povo mais louco! É incrível o fascínio que o jogo nos infringe.  Enfim, todas as pessoas deviam se dar a oportunidade de aprender, pois não sabem o que estão perdendo. Minha visão hoje é holística. O Xadrez é tudo.

3) O que você acha do xadrez nas escolas? Cite três exemplos que justificam o xadrez no ambiente escolar.

Curioso falar que não acreditava que o Xadrez ajudasse alguém. Estava mais com Millor Fernandes, com sua célebre frase: O Xadrez é um jogo chinês que desenvolve a capacidade de jogar Xadrez. Mais uma vez o jogo me surpreendeu e fui descobrindo como é incrivelmente grande o mundo dentro do Xadrez. Então vou direto aos exemplos:
1.    Meu primeiro trabalho pedagógico com o Xadrez foi com crianças com dificuldade em matemática. Uma colega psicóloga havia tentado de tudo e me pediu para trabalhar com Xadrez e outros jogos de inteligência com crianças de 10 a 12 anos. No princípio não havia nenhuma mudança, mas depois de 1 ano aproximadamente, todos os alunos que participavam do projeto tiveram melhora acentuada nas notas. Ninguém virou um gênio, mas para quem não conseguia passar de ano, começar a passar sem sufoco fiquei surpreso. Isso foi o que me motivou pesquisar porque houve este avanço? Anos de pesquisa acabaram no meu livro Psicologia e Xadrez que é um ensaio sobre o assunto.
2.    O trabalho em Belo Horizonte com escolas públicas começou por escolas na zona de risco. Incrível a diferença social depois de implantado o Xadrez. As pessoas melhoram muito a auto-estima, já que jogando Xadrez são vinculadas como pessoas inteligentes. Este ganho de estima é refletido em todo o bairro com citações do tipo: Ahh você estuda na escola que tem Xadrez.
3.    Na era dos computadores, tudo vem muito pronto. O word escreve, o excel soma, a história está no you tube, o trabalho está no google. Ctrl-c,ctrl-v. As informações são assimiladas com muito mais rapidez. Acho as crianças hoje muito mais inteligentes que na década de 1960,1970. Só para usar o Xadrez como base, Bobby Fischer considerado um gênio, foi Grande Mestre com 15 anos e meio. Hoje há vários abaixo desta idade. Mas muitas crianças tem preguiça mental. No meu trabalho com crianças com dificuldades escolares percebo que qualquer atividade que obriga a criança a usar o raciocínio lógico, leva a um total desinteresse (preguiça). O Xadrez cobre esta lacuna já que o cálculo é condição essencial para jogar Xadrez. Portanto o Xadrez pode atuar como auxiliar no desenvolvimento cognitivo.

4) Numa pergunta que fizemos sobre a sua pessoa ao MI Roberto Molina em entrevista a esse Blog, o mesmo revelou que o considera como um PAI no xadrez e na vida. Você se considera um professor e técnico paternalista na relação com os seus alunos e atletas?

Sim. Trabalhamos com as pessoas desde uma idade muito jovem e os grandes Campeões são exemplos de vida. Pessoas que vencem com trapaça não tem chance no Xadrez. Então atuamos como exemplo para estes jovens. Muitos pais tem medo de perder o amor dos filhos ao colocar limites e deixam os jovens sem educação. Amar é mostrar o caminho correto, aceitar os erros e acertos e estar sempre pronto para apoiar. Sei que todos meus alunos me odiaram um dia, mas no final todos sempre reconhecem que estavam passando por um processo importante para seu crescimento pessoal e se tornaram uma pessoa mais forte, mais preparada. Fico muito feliz quando alguns alunos “difíceis” trazem seus filhos para minha escola. Vejo como um reconhecimento da sinceridade com que trabalho.

5) Fale de Luciane a sua amada. É verdade que o xadrez serviu de ponte para esse eterno enlace?

Muitos amigos dizem que precisam de um tempo para manter sua união feliz. Ter seus próprios momentos. Passo praticamente 24 horas por dia com a paixão da minha vida. Uma pessoa que me aceita como sou e dividimos nossa grande paixão: O jogo de Xadrez. Começamos a namorar jovens e passamos por momentos que nos fazem muito unidos hoje em dia. Momentos alegres e tristes, de aperto e de fartura, mas sempre com o jogo de Xadrez em nossa vida.

6) Quem em sua opinião foi o maior enxadrista de todos os tempos em Minas Gerais , no Brasil e no Mundo?

Em Minas temos o Eugênio German, o primeiro MI do Brasil e uma unanimidade no estado. No Brasil acho o Mequinho. Apesar dos mais jovens pensarem nos resultados da nova geração de GMs brasileira, temos que lembrar que a pergunta engloba “todos os tempos”. Mas gostaria de ressaltar a força dos nossos Gm´s que contribuem em muito para o crescimento do jogo em nosso Brasil. No mundo Bobby Fischer. Bater toda a escola soviética,Keres,Geller,Smyslov,Botvinnik,Petrosian,Spassky,Stein,Korchnoi,Tal entre outros foi um feito que nunca será igualado.

7) Quais foram as suas maiores conquistas como jogador e técnico?

Como jogador, ganhei um Brasileiro amador em 2003 e um Campeonato Mineiro Rápido em 2011. Como técnico as Olímpiadas Escolares 2012 em Cuiabá foi marcante devido a dobradinha ABS e FEM com Artur Chiari e Fernanda Rodrigues. Mas muitos Campeonatos a nível escolar ou de base, além de títulos de MF e o de MI do Roberto Molina. Fico feliz em ter contribuído de alguma forma. Mas o que mais me deixa orgulhoso é ver muitos dos que treinaram Xadrez comigo, terem encontrado seu caminho na vida. Serem pessoas felizes na vida conseguindo conquistar o que desejavam com o auxílio do Xadrez. Os que treinaram um tempo mais longo nunca tiveram dificuldade em concursos e vestibulares.

8) Conte-nos algum fato pitoresco na sua vida de xadrez.

Levei alguns alunos para jogar um evento no interior de São Paulo. Olhando o emparceiramento meus pupilos exclamavam. Nossa! Vou jogar com o Fulano de Tal campeão sub 14 de São Paulo. E os tranquilizava: O que tem isso? Xadrez é um jogo, vai lá e faz o seu melhor. O importante é jogar, se vencer melhor, mas se jogar com medo não conseguirá mostrar seu melhor. Eis que um dos pequenos pergunta: E você Professor, vai jogar com quem? Olho a lista: GM. Rafael Leitão. Ops, é mais fácil falar do que fazer!

9) Quando o xadrez será reconhecido como uma grande janela de marketing?

O Xadrez já é. O problema que não recebemos royalts com isso. Veja os vários comerciais que vinculam, bancos, carros e escolas com o jogo de Xadrez.

10) Você tem algum agradecimento a fazer ao xadrez?

Todo. O Xadrez fez minha vida ter um sentido.

11) Defina a pessoa do Professor Júlio Lapertosa em três palavras chaves.

Honestidade, felicidade e respeito.

Muito Obrigado! Professor Júlio Lapertosa e parabéns pelo feito em Cuiabá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário