quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Xadrez é sinônimo de amizade




Fernanda Rodrigues e Clara Cristiane/ Cuiabá-MT, em 2012

Clara Cristiane e Fernanda Rodrigues/ Poços de Caldas-MG, em  2007


Clara Angélica e Francisco Guaranta /Cuiabá-MT , em 2012 



Entendemos que o xadrez é uma grande ponte para se firmar uma amizade.
Militamos no xadrez há muitos anos e sempre tivemos essa concepção. Os momentos de competições devem servir para todos os participantes se confraternizarem. Foi o que vimos nas Olimpíadas Escolares 2012, categoria de 15 a 17 anos realizados em Cuiabá-MT.  
Logicamente existe o lado competitivo em torneios, porém devemos lembrar que somos humanos e dependentes de interação no nosso convívio social entre as pessoas. Após o término de uma partida todos enxadristas passam a exercer um papel importante que é a de fazer amigos.
Ratificando essa nossa afirmativa, registramos nas Olimpíadas Escolares 2012, dois casos concretos de amizades perenes construídas dentro  do nosso universo quadriculado.
Fernanda Rodrigues de Minas Gerais e Clara Cristiane de Pernambuco é um dos exemplos no nosso mundo quadrado, de como devemos encurtar essa distância entre os dois lados do tabuleiro.
Elas já se defrontaram em competições, mas sempre conservaram  esse laço afetivo, referendado pelo xadrez.  As mesmas se reencontraram nas Olimpíadas Escolares 2012, após 5 anos sem se ver.
A história dos professores Sergipanos Clara Angélica e  Francisco Guaranta é impressionante. Eles são velhos conhecidos em ambientes enxadrísticos. Os dois chegaram a participar como atletas nos JEBS realizados  na cidade de Campo Grande-MS, em 1987.
Depois de 25 anos, se reencontraram, tendo como cicerone as Olimpíadas Escolares 2012. Ele como técnico da equipe do Rio Grande do Norte, enquanto ela,  técnica da equipe de Sergipe.
São dois exemplos que servem de lição para alguns que pensam que o xadrez é um jogo de mentes robóticas. Nesses momentos únicos de nossas vidas, confirma-se o ditado de que “jogamos xadrez para fazer amigos”.
Ser um Mestre no xadrez é uma conseqüência natural, mas ser amigo de um adversário que acabou de lhes derrotar é aceitar o plano de consolidação de uma amizade.
Que o nosso esporte continue sempre ampliando para si, esse poder agregador entre as pessoas humanas  ,e, que a briga das nossas idéias fiquem somente dentro dos tabuleiros.
Um abraço a todos os amigos enxadristas.
TENHAM UM FELIZ NATAL!
SÃO OS VOTOS DO PROFESSOR EMÍDIO SANTANA.

Um comentário:

  1. Olha só, daqui mais alguns anos vou por ela para disputar torneios, hehehe;...

    http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=11980

    ResponderExcluir