segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O Xadrez salvou uma Vida!

                                         
                                                            Figura extraída da Internet

As traições dentro das famílias reais foram uma constante durante toda a Idade Média. Estas lutas de poder eram comuns ao sultões muçulmanos que dominavam os vários reinos na Península Ibérica. Um deles, Yusuf III foi milagrosamente salvo graças a um jogo de xadrez.
Esta curiosa história de intriga dentro da família começou em 1391, quando Yusuf II foi coroado rei de Granada. Sua primeira decisão foi eliminar ou prender os membros da sua família que poderiam destroná-lo, e para garantir sua sucessão, nomeou seu primogênito Yusuf como seu herdeiro.
No entanto, um outro filho, Muhammad liderou uma revolta contra seu pai e que terminou um ano depois com a morte do rei em circunstâncias estranhas. Proclamado rei de Granada como “Muhammad VII” sua primeira providência foi prender seu irmão Yusuf no castelo de Salobreña. Alheio ao governo de seu irmão, que por sua vez já tinha alcançado a paz com os reinos cristãos do norte e com os benimerines que haviam apoiado seu pai, e logo depois retomou as campanhas militares em Jaen e Múrcia. Enquanto isso Yusuf passava os dias trancado em uma masmorra até o ano de 1408.

Um golpe de sorte

Naquele mesmo ano, ao nomear seu próprio filho como herdeiro e evitar revoltas possíveis, o rei ordenou a morte de seu irmão. Para fazer isso, ele enviou um emissário ao castelo de Salobreña com a sentença de morte, ele foi incubido de voltar apenas com a cabeça de Yusuf. Mas quando o emissário chegou ao castelo, ele viu o prisioneiro jogando uma partida de xadrez com o diretor. Depois de ler a mensagem, Yussuf disse que não tinha escolha a não ser obedecer. Longe de perder a paciência, o preso pediu para terminar o jogo e o diretor concordou.
Eles jogaram por várias horas, até que Yusuf deu xeque ao movimentar um bispo. Quando se levantou para ir a julgamento, um mensageiro chegou anunciando a morte de Muhammad Yussuf VII e ele foi proclamado o novo rei de Granada. Após este golpe de sorte Yusuf ocupou o trono até sua morte em 1417.

Artigo retirado do site: WWW.Ahduvido.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário