quarta-feira, 17 de abril de 2013

SALVE! JOÃO



                                    Jairo e João Lourenço Cordioli     

                                                         João Lourenço Cordioli

É com grande alegria que lhes informo que o nosso grande amigo João Lourenço Cordioli ainda está na ativa, com um jogo muito forte. É impressionante a vitalidade do Dr. João Lourenço no bojo dos seus 97 anos de idade.

Atualmente reside com o seu filho Jairo Cordioli na cidade de Penha-SC, onde dirigem uma pousada. Depois de uma “longa temporada” em São Paulo, quando dividia seu tempo frequentando o seu querido Clube Borba Gato. Ele  atuou profissionalmente como Advogado na grande Metrópole por muitos anos.

Na tranqüilidade daquele paraíso ele está tendo tempo de fazer seu robe preferido (depois  do xadrez) que é pescar. Conta Jairo que na semana passada eles fizeram uma pescaria até a meia noite e o “Viejo” como diz Jairo pescou 7 espadas.     

Em seu currículo de vitórias consta um Tri campeonato Paulista consecutivo em 47,48 e 49, feito esse inédito até hoje jamais alcançado.

Depois de ficar sem jogar durante 20 anos, foi Vice-Campeão Paulista em 55 e 67.  Em 1997 conquistou o Brasileiro de Veteranos que aconteceu em Itaperubá-SC, o que resultou em sua participação no mundial de veteranos realizado em Badwildenbad, na Alemanha.

Participando do ITR de Curitiba-PR, no último dia 07 de abril ele conquistou o título na sua categoria “SUPER VETERANO”.  Ele fez 3/7, mas enfrentou adversários fortes, entre eles o seu filho Jairo Cordioli, que por pouco não consegue empatar numa posição difícil na partida.

Pela sua performance no referido torneio ele acumula agora mais 14 pontos no rating FIDE, atingindo a marca dos 2.000 pontos. Jairo Cordioli venceu na categoria veterano, agora tem 2044 na pontuação FIDE.

Em 2004, fizemos uma interessante entrevista com o mesmo, que foi divulgada pelo site Clube de Xadrez on line, e na ocasião ele contou toda trajetória de sua vida particular e enxadrística. Vejam:http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=808

Daqui a três anos, mais precisamente em 2016 comemoraremos o Centenário dessa legenda do Xadrez Nacional, que deve muito a esse SENHOR. Acho que a CBX deve fazer uma homenagem a esse Monstro Sagrado da nossa arte de Caíssa.

Meus agradecimentos a família Cordioli pelo que ela realizou em nossa região patrocinando Abertos do Sertão e Abertos do Brasil.

Obrigado!  


CONFIRAM DOIS VÍDEOS DE SEU JOÃO LOURENÇO EM 2010 NO YOU TUBE



Um comentário:

  1. Excelente homenagem a dois grandes "cavaleiros" do xadrez. Os Cordiolis são exemplo de vida e de amor ao jogo dos reis.

    ResponderExcluir