terça-feira, 30 de julho de 2013

Isso me dá força para continuar na Vida de Xadrez



                           Marcelo é o primeiro da esquerda para direita e José Carlos é o último
.

Como o Xadrez entrou na minha Vida

Na época eu tinha 10 anos, era natal, e eu havia ganhado um tabuleiro de xadrez. Fiquei com raiva e questionei muito o fato de ter ganhado o presente, que para mim não parecia tão interessante. Então pensei: já tenho o jogo, agora preciso aprender a jogar. Descobri que no colégio havia aula de xadrez, e resolvi participar das aulas.
Comecei a praticar, e logo, o meu apetite pelo xadrez foi crescendo rapidamente, ficava cada vez mais interessado pelo esporte. Comecei a participar de campeonatos e a ler livros sobre o jogo, o que aprimorou meus conhecimentos e meus fundamentos sobre o jogo. Com um ano praticando, ganhei em lº lugar os Jogos Escolares de Petrolina , no ano de 2003.
Na escola não foi diferente, o xadrez melhorou o meu raciocínio lógico e me ajudou a ter uma nova visão do mundo. Pude conhecer gente nova e fazer amigos. Recebi um grande apoio do professor Emídio, que como “treinador”, acreditou no meu potencial e me treinou para ser um campeão. Com o passar do tempo fui descobrindo que o xadrez não é só um esporte, mas sim, um estilo de vida.
Com cinco anos praticando xadrez, já coleciono inúmeros troféus, dentre eles: Campeão dos Jogos Escolares de Petrolina do ano de 2003, 2004 e 2005. 3º lugar dos Jogos Escolares de Petrolina do ano de 2006. Campeão dos Salesianos do Nordeste (NORDESTÃO) do ano de 2005 e 2007. 3º lugar dos Jogos Salesianos do Nordeste do ano de 2006. Campeão do Open CPX 2005, na categoria Sub-14. Campeão da 2ª Copa São Francisco Country Clube de Xadrez.  Campeão do Aberto de Xadrez do Sertão de Pernambuco (etapa Pernambuco). Campeão do III Torneio de Xadrez River Shopping.
Para alguém que não se identificava com o esporte, e o caracterizava como esporte de “nerds”, acabei me saindo muito bem, é por esse, e por outros motivos aqui não citados, que eu só tenho a agradecer ao xadrez e ao meu professor Emídio Santana.   


13 de Setembro de 2007.

MARCELO CARVALHO PERGENTINO

 

  


DEPOIMENTO DE SAMANDA PASSOS
                                  Campeão Pernambucana Mirim 2007
                                

Sou Samanda Passos, comecei a jogar xadrez com 11 anos de idade sendo meu técnico e Professor Emídio Santana.
 Antes não dava muita atenção pro Xadrez, mas com o tempo percebi que esse esporte pode mudar em alguns pontos da minha vida, principalmente porque esse jogo trabalha com atenção, a imaginação e a matemática (o enxadrista é calculista, alem de calcular suas jogadas ele calcula as possíveis do seu adversário).
Alem do que, esse esporte faz com que você vá adquirindo habilidades mentais, como tomar decisões no momento certo; e também criando pensamentos através de hipóteses, assim ajudando a pensar em conseqüências de seus atos, na própria vida e também no jogo.
Falando um pouco das minhas conquistas no xadrez, participei de campeonatos regionais em que conquistei alguns títulos e que em outros não pude conquistar. O mais recente foi o Jogos Escolares Pernambucano em que fui campeã e com essa conquista fui participar dos Jogos Escolares Brasileiro em Poços de Caldas, em que minha colocação foi 10ª, razoável.
       Espero que os anos que virão sejam de conquistas e aprendizados para melhorar meu ser.


MARÇO DE 2006

SAMANDA PASSOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário