domingo, 1 de setembro de 2013

Meus comentários no desafio Emídio x Fábio


Primeira partida

Fui à luta para defender meu humilde xadrez, porém Fábio Pires confirmou o seu favoritismo e após a realização das duas partidas que por sinal foram boas apesar de alguns erros de ambas as partes.
Na primeira partida fiquei em desvantagem logo na abertura com uma eslava equivocada deixando sequelas no desenvolvimento do jogo como também na parte estrutural, para seguir nas outras fases do jogo.
Tentando minimizar o impacto promovemos a liquidação das peças maiores. 
Chegamos a um equilíbrio no meio jogo, porém o seu golpe com os peões no centro provocou sérias rupturas causando muitos problemas na posição, pois em contra partida houve a liberação de suas peças menores com destaque para o seu cavalo do rei que a partir daquele momento comandou as ações causando grande desequilíbrio de nossas forças para a fase final.
Não sei que tipo de ração ele deu para aquele animal. Observe a partida e comprove o verdadeiro show de um equino de raça Manga Larga.

Segunda partida

Na segunda partida eu dominei a abertura India de Dama que o mesmo propôs porém ele não deu rumos definitivos para por o seu plano em prática, me parecendo está esperando o empate que lhe favorecia na sequência na Copa.
Ficou claro a falta de objetividade de nosso oponente que procurou ficar na passividade do estilo de jogo que o favorecia. Poderíamos citar alguns lances que comprovam o seu plano inócuo: Dd7,dxe5,
O lance Cc5 culminou com uma troca do bispo pelo cavalo dobrando e isolando  seus peões da ala do rei, quebrando sua estrutura na ala da dama. 
Em vantagem comecei a transpor o meu rei para a ala da dama. Antes fiz a primeira besteira no final trazendo o meu cavalo para h3 em vez de d6 onde seria decisivo para sacramentar a vitória. 
Ele não aproveitou o meu erro, não vendo o golpe em c5 que traria o seu bispo pro jogo com xeque e caso tivesse tomado o peão de e4 o empate se confirmaria.
A indefinição do meu plano na ala da dama ao não progredir com os meus peões da ala, permiti que o seu rei viesse até a ala do meu rei provocar turbulência, pois a essa altura ele estava com um peão passado em f3. Fiz um lance d7 que o considero o pior durante a partida.
Apesar do aperto estive com o jogo nas mãos. Se eu colocasse o meu cavalo em c4 daria suporte aos meus peões da ala da dama, passando da linha do seu honroso bispo em direção a promoção, porém busquei a manobra com o cavalo através da ala do rei culminando com a tomado do bispo por peão, mas nessa altura o seu rei chegou na ala da dama concretizando o empate com a ajuda do lance a6 que eu não havia previsto.
Apesar dos percalços não me envergonho dos meus erros que culminaram com a classificação imediata  de Fábio. Empatar com um jogador tido como grande finalista foi muito bom.
Acho que ainda tenho que aprender muito no xadrez. É uma pena que os meus compromissos com a vida profissional e paralelamente com a Faculdade de Educação Física com estágio e TCC tem me tirado o foco.
Conclui que além de voltar a estudar para acompanhar o nível técnico da turma tenho que me preparar fisicamente também para essas competições do estilo pensado.  
 Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário