sábado, 12 de julho de 2014

Inédito!!!!!! Felipão jogando xadrez


IMAGEM EXTRAÍDA DA INTERNET

Claro que é uma brincadeira... Falando sério se Felipão jogasse xadrez ele enxergaria que o Brasil, das quatro seleções semifinalistas, era o mais fraco, se levarmos em consideração o padrão tático das equipes apresentados durante toda Copa.
O enxadrista tem um completo controle do tabuleiro com uma visão periférica capaz de detectar os problemas posicionais a cada momento do jogo. A bem da verdade o jogo de xadrez é sim coletivo e se assimila ao futebol pois quem conduz as suas peças tem que dar um toque harmonioso a elas para que o conjunto da obra venha com uma vitória.
O centro do tabuleiro é o termômetro de uma partida e dele se tira conclusões definidas quanto ao destino de cada resultado em jogo. Por isso acho que se Felipão fosse um enxadrista teria vislumbrado a ineficácia do meio de campo da Seleção Brasileira, pois teria reforçado o setor reconhecendo o desequilíbrio tático e técnico da equipe ante as outras adversárias.
Se continuarmos comparando o xadrez com o futebol vimos que o Brasil ficou em ZUGZWANG * diante da Alemanha a partir do primeiro gol tomado. Como vocês sabem quem está em ZUG, não tem saída forçando praticamente a derrota do oponente.
O resultado de uma partida de futebol poderá não comungar com a lógica. No futebol muitas vezes nem sempre quem ganha é o melhor. Ao contrário do xadrez onde a maior força técnica e tática ganhará sempre, em que pese a alguns componentes psicológicos que podem afetar num atleta, mas o xadrez é pura lógica em toda sua essência.
Alemanha tem tudo para ratificar o seu jogo coletivo que terá pela frente a Argentina com um dos melhores jogadores do mundo.


*Palavra ZUGZWANG é de origem alemã que significa a obrigação de jogar que leva a perda da partida ou de uma vantagem qualquer. Abreviação: "Zug".

Nenhum comentário:

Postar um comentário