sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Brasil abalado com a morte de Segal!!!



MI Dorin, GM Darcy, Professor Emidio e o MI Segal no 1º Torneio Guararapes, em 2001 em Salvador -BA; .
                                   

Conheci o MI Alexandru Segal em 2000, por ocasião do Nordestão em Recife-PE., onde ele foi o árbitro da competição. O mesmo também ministrou um Curso de Arbitragem na sede da Federação Pernambucana de Xadrez, no qual tive o prazer de participar e receber um certificado.
Era um senhor muito atencioso com as pessoas e sempre ficava vendo as partidas de todas as mesas indistintamente Quem o procurava para tirar alguma dúvida técnica sobre qualquer temática do jogo de xadrez, ele prontamente explicava. .
Por coincidência do momento, ele observava uma partida minha contra Egas Montgomery de Salvador. A partida foi para um final de Rei  x Rei, Bispo e Cavalo. Eu estava em desvantagem e solicitei empate para o amigo que imediatamente aceitou. Foi então que entrou em cena o velho Segal, dizendo que daria um mate naquele curto espaço de tempo que restava no relógio de do Monstro Egas. Faltavam exatos 2min para cair a bandeira.
Ele com muita Maestria,  demonstrou toda a sua capacidade técnica deste final incomum e muito complexo nos tabuleiros, para todos que rodeavam a mesa naquele momento. Assistimos a uma verdadeira aula de final. Nunca esqueci deste fato ocorrido na minha vida enxadrística.
Comentei o fato com o mesmo em 2008, quando esteve em Petrolina para competir pelo II João Lourenço Cordioli, o incrível é que ele se recordava daquele acontecimento.

Obrigado!!! Mestre. Aonde Você estiver com certeza nunca ficará em ZUGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário